domingo, 11 de janeiro de 2009

Decepções

É tão clichê quanto verdadeiro dizer que todos nós nos decepcionamos, assim como decepcionamos também. O nosso primeiro ancentral que falou deve ter sido também o primeiro a dizer que "errar é humano". Mas, se é tão comum passarmos por decepções, por que elas nos atingem tanto? Por que ainda não aprendemos a lidar com elas? Por que não conseguimos prever o que e quem vai nos machucar?

Pessoas que mal conhecemos, com quem apenas compartilhamos o local de trabalho, podem nos decepcionar. Para isso, elas nem precisam se esforçar muito: basta não estarem num dia de muita inspiração para pôr abaixo todo o nosso esforço em fazer o nosso melhor. E, mesmo que elas não sejam importantes na nossa vida, vai doer em nós!

Pessoas cujas decisões em nada nos afetam, nem vão mudar a nossa vida, apenas a delas próprias, também têm esse poder. Você já se decepcionou por ver um amigo tomando um rumo errado, seja ele manter um comportamento que só o faz sofrer ou recusar uma proposta de trabalho que é seu sonho receber?

Mas nenhuma decepção pode nos machucar mais do que aquela que, além de nos atingir, parte de quem é importante para nós. De quem não valoriza a nossa amizade, como valorizamos a dela. De quem confiamos por anos e depois descobrimos não nos ser leal ou verdadeiro. De quem mostrou ter tanto poder para nos dar alegrias, quanto tristezas.

Alguns banalizam esse sentimento, o acham corriqueiro, comum, passageiro. Antes fossem! É verdade que algumas decepções passam tão logo termine a nossa TPM (ou estress, se você for homem). Mas há aquelas que transformam príncipes em sapos, fadas em bruxas.

2 comentários:

  1. Decepcionar... se decepcionar...
    Difícil escolher qual das duas coisas é pior. Acho que já decepcionei algumas pessoas, mas certamente me decepcionei muito mais. A uma amizade, a um amor, a um projeto... me entrego e doo totalmente. Não sei ser amiga. Só sei ser MUITO AMIGA. Não sei mais ter leves simpatias, SEI ME APAIXONAR. Não admito fazer alguma coisa de qualquer jeito, se ficou meia boca, VOU EMBORA INDIGNADA COMIGO MESMA. Talvez por isso os nossos tombos sejam maiores... vamos até o apice da nossa dedicação, e encontramos no caminho pessoas que não sabem como receber tamanho pedaço de nós. De todos os sentimentos ruins, DECEPÇÃO eu acho o pior...não fazer valer a confiança, a amizade e o amor de alguém, faz do outro, ou de nós mesmos, muito pequenos. E, como já disse o poeta: A VIDA É MUITO GRANDE PARA SER PEQUENA.

    Débora de OLiveira

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog! Mas tá faltando atualização!! Bjs

    ResponderExcluir