sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Com que roupa eu vou?

Atire a primeira pedra, ou melhor, escreva o primeiro comentário quem nunca (se) fez essa pergunta. E saibam, meninas, que quem primeiro a registrou - pasmem - foi um homem! Noel Rosa a escreveu em forma de música em 1930. Não é que ele sabia das coisas?!

Faço parte daquela tribo que acha que moda não é sinônimo de futilidade. Longe disso! Moda, para mim, é uma forma de se expressar: assim como falar, dançar, fotografar... É um meio de dar o seu recado, através do que você veste, com o seu estilo. Você pode dizer que é divertida, ou ter tiaras com flores protuberantes. Voce pode sambar de maneira provocante, ou vestir uma blusa decotada. Você pode clicar um detalhe em meio a uma paisagem, ou usar um lenço coloridíssimo com jeans e regata branca. E é por querer dar sempre o recado certo, que detesto errar no figurino!

Há algumas semanas, fui a uma formatura num salão de festas de condomínio. No convite, o quesito "traje" inexistia. Como saber o que vestir num evento assim? Dependendo do salão e, principalmente, da decoração, a recepção pode ser simples ou não! Fazendo uma breve pesquisa de campo, descobri que as outras pessoas também não sabiam bem o que usar. A amiga com quem eu ia sugeriu uma calça jeans, com uma blusa de paetê. Boa combinação... embora o jeans, insisti eu, entregava o pouco caso que ela fazia da festa. Optei por um macacão preto, de tecido simples e modelagem despojada.

Eis quê, chegando lá, fui recepcionada pelo formando usando uma bermuda de surf e uma camiseta de time! Sim, eu disse BERMUDA E CAMISETA!!! E olhem que, dependendo da bermuda e da camiseta, eu acharia super style! Mas, definitivamente, não era o caso. Peguei o meu banquinho, sentei no meu cantinho e, de lá, fiz questão de ir embora rapidinho. Já citei as outras convidadas? Short jeans, melissa e regata!

Poucos dias depois, um convite de formatura me surpreendeu duplamente. Primeiro, porque era de um colega que eu não via desde o colégio! Segundo, e o melhor, porque era tão pessoal quanto criativo!!! Imagine uma folha de ofício mais dura (ok, não entendo de arte como de moda) que, à medida que a vamos desdobrando, lêmos:
"Se você tem uma maçã
e eu tenho uma maçã
e nós trocamos essas maçãs
então eu e você ainda teremos uma maçã cada
Mas se você tem uma idéia
e eu tenho uma idéia
e nós trocamos essas idéias
então cada um de nós terá duas idéias".

Interessante, não?! Ao desdobrar tudo, um texto bem informal oferecia tudo o que precisávamos saber sobre a graduação. Só que, depois de um trecho mais ou menos assim "depois de trocarmos algumas idéias, nos mandamos pra noite, o que achas", fui surpreendida mais uma vez - e, dessa vez, negativamente: "roupa? a que te sentires melhor"!

Lembrei de Noel Rosa: "e eu pergunto com que roupa eu vou? Pro samba que você me convidou..."


* Esse post foi incentivado pela amiga que veste jeans e blusa de paetê e detesta a expressão "eis quê".

6 comentários:

  1. Muito bom, Mari! Pura verdade! Mas agora eu que te pergunto: com que roupa eu vou??? Beijos! Duda.

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo nada de moda. E também não me preocupo muito com isso. E nem acho fútil quem se preocupa. Admiro, isso sim!
    Ter bom gosto... para roupa, para comida, para lugares, para decoração, para presentear... é mostrar que cada coisa que se faz, é pensado com carinho. E pra mim, tudo que se mostra de maneira que deixa o "to nem aí" de lado, merece ser elogiado.
    Tu pode ser a mais bem vestida da festa e se sentir mal por isso, parece estar sempre sendo observada... mas pode sair de qualquer lugar de cabeça erguida, pensando: eu era a mais bem vestida da festa!!!!! Não teve pra ninguém, senão pra mim!!!
    Pior, eu acho, é ganhar o título da mais cafona, da mais sem sal... isso é que pede o banquinho, quietinho...
    E é óbvio que, no meu caso, eu estava lá de jeans e paetê... porque eu posso até tentar ser básica, mas sempre tem algo em mim que me faz querer brilhar!!!!
    hehehehe

    Ps. Odeeeeeeeeeio aquele coletinho jeans!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Marii!!! Lindinho demais este Blog!!! E os teus textos, (como sempre), perfeitos!!

    Bom, sobre o assunto..

    Quantas trocas, bazares, escambo já fizemos com nossas roupas? .. (haha.. tantas imagens se passaram agorinha na minha mente).. quantas tardes em shoppings, centros (de POA, de Floripa, da praia..) já frequentamos juntas?? Quantas liquidações arrasadoras??? uhhh.. cada roupinha brega que já usamos tb... meu Deus!!!

    Acho que cada vez mais estamos no caminho certo do nosso estilo próprio (quem sabe um dia não veremos as fotos de hoje achando-nos ridículas???.. ou nossa netas, tempos depois... modernérrimas???).. FAZ PARTE DA NOSSA EVOLUÇÃO!!

    Bom. Para mim o que importa não são tendências nem moda em si, mas, como tu bem falaste: o que cada look que dizer. Certamente já erramos querendo dizer qlgo e mostrando outro.. e já dissemos (querendo) coisas absurdas também!!!

    Nossa amizade também diz muito de como evoluímos e como amadurecemos, assim como nossa forma de vestir (de "dizer"), né?

    Grande beijo, com saudade de fazer compras e discutir looks dos mais diversos.. etc etc..
    Manu

    ResponderExcluir
  4. Ô perguntinha bem chatinha... mas quem nunca a fez? E que dilema na hora de escolher...
    Eu não sou muito ligada em coisas do tipo: o que se usa por aí, o que está ou não na moda, enfim, tendências.
    Escolho o que vestir pelo simples fato de gostar da peça e me sentir bem quando a uso. Lógico, não sou uma largada, porque bom senso e certo cuidado sempre caem bem!
    Por isso não condeno e acho in (só pra usar um termo de moda e da moda) quem se preocupa com isso.
    Daqui mais alguns dias estarei indo viajar e a mala já está lá, esperando receber quase tudo que tem dentro do meu armário. Sim, porque o questionamento continua: “com que roupa eu vou?”. Serão 7 dias e para ajudar na resposta, nada melhor do que variadas opções!

    Beijo pra fashion girl(or fashion woman, you choose!)Mariana... que escolhe o que vestir e como combinar roupas e acessórios simplesmente para ir comer crep no centrinho da praia, mesmo quando faz um frio fora do comum para a época e a chuva não pára, na pior noite (em termos climáticos) de todo o veraneio...

    ResponderExcluir
  5. Maricota!

    Com atraso, mas aqui estou eu para comentar o teu blog.

    Adorei a iniciativa! Admiro tua coragem de publicizar os teus escritos, presenteando-nos com as tuas histórias que, ao mesmo tempo, fazem rir e colocam para pensar. Ironia e provocação, na medida.

    Tua espontaneidade sempre te deu total facilidade de expressão, eu que ainda não a conhecia materializada na escrita. AMEI!

    Me identifico um pouquinho em cada crônica e vejo teu caráter e teu modo de encarar a vida ali, escancarado em cada frase. Obviamente que o fato de eu te conhecer há mil anos ajuda bastante!

    Amiga, enfim, quero te parabenizar pela iniciativa e te dizer que fico muito orgulhosa ao perceber que seguiste o caminho certo na escolha da tua profissão. Antevejo um futuro de muito, muito sucesso. E não falo aqui só como amiga incentivadora , mas como leitora de queixo caído, surpreendida com o teu talento e querendo mais... Escreve mais, amiga.

    Sei que não comentei nada sobre esse texto específico, mas o blog é livre para expressar ideias, então acho que estou autorizada a, simplesmente, manifestar meu agrado.

    Ah... um pequeno comentário: eu também ODEIO, com todas as minhas forças, a expressão "eis quê."

    Te adoro, xuxu.

    Beijocas, Bru

    ResponderExcluir
  6. ahhhh não!!! tu tambem tem blog e eu nao sabia!!! To com preguiça de ler hoje, mas to feliz de ter e achado aqui!!!! beijoooooooooooo

    ResponderExcluir